Confira nossa página de notícias

Adolescência: uma fase de conflitos  
Postado em: 23/06/2016 - 08:22
 

 

     A adolescência é um período onde ocorrem mudanças drásticas tanto no corpo do jovem quanto na sua personalidade. Crescem em tamanho, alguns em peso, pêlos aparecem, a voz muda, as meninas desenvolvem as mamas, menstruam e por aí vai. Os hormônios deixam os adolescentes “a mil” e os pais, muitas vezes, se assustam com tanta turbulência. 

Os adolescentes são obrigados a fazer alguns “lutos” relacionados a aspectos  infantis e se vêem perdidos quanto a nova identidade que tentam estabelecer. O grupo é um meio que eles encontram para dividir e aprender com as  angústias e inquietações típicas desse período.

Estão ávidos por modelos, ídolos e referenciais que supram o “vazio” existencial que precisa ser preenchido. Precisam lidar com as responsabilidades que a vida impõe e a tendência é reagirem com rebeldia a isso. Contestam “tudo” para que possam ser “diferentes” e, geralmente, tendem a reavaliar (e reconsiderar) suas posições com o passar do tempo.

Querem “curtir a vida”, a liberdade e o que a vida tem de bom. Mas, também sofrem muito com essa etapa: seja no aprender a manter uma relação amorosa ou mesmo no convívio com os outros. Ter que escolher uma profissão, ir bem na escola, conciliar deveres e prazeres nem sempre é fácil. Para complicar, são confrontados com o perigo tentador das drogas – que é indiretamente incentivado até nas músicas que curtem. Não entrar na “onda” dos outros, para não ser visto como “careta”, é um outro desafio.

As gerações mais velhas, muitas vezes, ficam preocupadas com os jovens porque resgatam suas experiências, dificuldades e conflitos adolescentes ao ver isso aí espelhado nos mais novos. Perguntam-se se os jovens vão ter “maturidade” suficiente para não entrarem numa “fria” (sabem que na “esquina há perigo” porque um dia também foram jovens).

A adolescência é um período de mudanças e descobertas importantes na vida de qualquer um. Atravessar essa “ponte” que liga a infância e a vida adulta é uma aventura repleta de desafios e riscos mas, também, oferece uma série de momentos legais e intensos que precisam ser devidamente aproveitados. Entender o que se passa nessa fase tumultuada da vida e procurar orientação são opções que podem tornar essa “travessia” menos complicada e mais tranqüila.

 
Autor: Ricardo Spieker Psicólogo - CRP 07/11133  
 

MUSP     Links   Contato

 

Sociedade Civil constituída e administrada por psicólogos. Em atividade desde 1996, foi pioneira na implantação de rede de atendimento psicológico no Estado do Rio Grande do Sul. (CRPJ 07/0124).  
  • Institucional
  • Serviços
  • Parcerias
  • Artigos
  • Notícias
  • Fotos e Vídeos
  • Fale Conosco
  •   (51) 3333.2430
    (51) 3321.3215

    musp@musp.com.br
       
    Unidade  
    Rua João Abott, 482  
    Petrópolis - Porto Alegre/RS    
         
         
    © Copyright 2013 - MUSP. Site desenvolvido por RE Telecom